quarta-feira, 12 de março de 2014

2 anos sem Dom Robinson Cavalcanti



Este ano faz dois anos que se foi para os braços do Pai Celeste um homem que muito contribuiu para a construção de um evangelicalismo reflexivo e politizado, em 2014 se completa o segundo ano da ausência de Dom Robinson Cavalcanti, bispo anglicano, pensador das ciências sociais e também da teologia.

Foi militante político, professor universitário e piedoso cristão. Morto de maneira cruel pelo próprio filho, foi, de certa forma, instrumento para a concretização das profecias bíblicas sobre o estado da insensibilidade humana. Assassinado por quem deveria ter por ele amor, foi juntamente com sua esposa protagonista do quadro trágico que se encontra o coração humano sem a presença de Deus.

Por vezes polêmico, contudo, bastante sóbrio em suas reflexões, deixou pela graça de Deus sua contribuição extensa e marcante no evangelicalismo brasileiro. Chamou-nos a sensibilidade para com os humildes, alertou-nos da importância do ativismo político sadio e nos propôs reformarmos constantemente nossa práxis de fé, tendo como imutável a ortodoxia doutrinária desta mesma fé. 

O pensamento teológico brasileiro há dois anos sente sua falta, contudo, resta-nos os ecos de sua presença como pensador, os quais, acredito, não se silenciaram, mas permanecerão a influenciar e fazer pensar outras gerações de cristãos, que assim como o Bispo se propôs em seus dias de vida, refletem a graça.

Segue abaixo um sermão do Bispo Robinson Cavalcanti


Para assistir as continuações: Segunda Parte do Sermão Terceira Parte do Sermão
Site do Instituto Robinson Cavalcanti: http://robinsoncavalcanti.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário