Igreja do Nazareno em Overland Park, Kansas |
No decorrer da história cristã as divisões foram inevitáveis e com as divisões vieram o sectarismo, bem como a formação de identidades por vezes conflitantes dentro do seio da igreja que professamos, como cristãos, ser universal, una e santa.
Durante muito tempo, esta pluralidade que encontra seu apogeu na práxis do fenômeno do denominacionalismo trouxe bastante confusão e dúvidas para minha mente e várias vezes testemunhei pessoas colocarem em dúvida o cristianismo por causa das contradições sustentadas pelas igrejas dentro da Igreja.
Foi então que o entendimento de Igreja Invisível e identidade espiritual sanaram parte das minhas inquietações, no entanto permaneceu dentro do meu coração a seguinte questão: como a Igreja ser reconhecida como Una diante daqueles que são leigos nos conceitos de Igreja Invisível e identidade espiritual?
A Igreja do Nazareno, a qual hoje faço parte, foi o primeiro passo de Deus para me responder esta questão, pois seu entendimento sobre batismo ( o manual confirma como legítimos todas as formas de batismo e também o batismo infantil e adulto, bem como sua sacramentalidade) bem como seu entendimento da ceia ( o manual afirma a sua realidade como sacramento e a abre para todos aqueles que professam fé em Cristo) e sua teologia equilibrada no que consta a obra do Espírito Santo me levaram a uma posição mais confortável no que consta a eclesiologia e legado histórico do cristianismo.
Mas, apesar disso, não foi o bastante. Foi no Movimento de Convergência que encontrei o que procurava. E fico ainda mais animado por saber que dentro deste movimento transdenominacional uma congregação nazarena milita.
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Igreja Luterana |
Assim o Movimento de Convergência é uma busca pelo renascimento de uma espiritualidade integral na vida da Igreja;
Por meio de uma vida sacramental, que se relaciona com um Deus presente e na história e que nos deixou elementos e ritos que são expressões visíveis de sua presença invisível.
De uma vida evangélica, que compreende a necessidade do homem converter-se a Deus, por meio de Cristo e viver uma vida de relação com Ele através de sua palavra escrita, as Sagradas Escrituras.
De uma vida carismática, que se situa na compreensão de que a presença pessoal de Deus em nossas vidas, através do Espírito Santo, é real e quer nos mover a uma vida de intimidade com Pai, por meio do Filho. O Espírito não é uma fonte de poder, mas de relação. Ser carismático é relacionar-se com a Trindade pelo Espírito Santo, aquele que distribui os dons e carismas ao corpo de Cristo, sempre na busca de edificar o corpo.
Aqueles que abraçam o Movimento de Convergência se dividem geralmente em três tipos: As Igrejas integradas que têm mantido sua identidade original. A esta base, agregam em suas práticas de culto e ministério elementos das outras correntes que não possuem, como é o caso da Igreja do Nazareno em Overland Park, Kansas; As Igrejas inclusivas são aquelas que sofreram uma metamorfose ao se tornaram parte do movimento de convergência. Principalmente, de fundo carismático e evangélico, estas igrejas se encontram em si mesmas identificadas tão de perto com outras correntes que chegam a modificar a si mesmas e muitas chegam a fazer parte das confissões litúrgicas/sacramentais e As Igrejas de rede, que são as mais independentes que têm feito parte do movimento, deixando suas associações anteriores, porém escolhendo permanecer independentes.
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Patriarca da Comunhão Internacional das Igrejas Episcopais Carismáticas Denominação Nascida do Movimento de Convergência |
Apesar desta divisão, a identidade convergente pode ser facilmente identificada a partir de elementos comuns na práxis cristã dessas comunidades que dão o tom de todo o movimento. São eles:
Um compromisso de restaurar os sacramentos, especialmente a Mesa do Senhor.
O entendimento do batismo e da ceia como símbolos com verdadeiro significado espiritual usados como um ponto de contato entre o homem e Deus. No qual a presença do Senhor e do seu poder se libera nestes atos. No caso da ceia, muitas comunidades oferecem-na semanalmente como parte essencial do culto.
Um desejo maior de conhecer mais sobre a igreja primitiva
Uma busca pela identidade da igreja no decorrer da história tendo como claro objetivo de explicar quem é, de onde veio ou por que existe e reencontrar suas raízes de tal forma a gerar uma conexão comum no contexto do Reino de Deus. Aprendendo como a Igreja primitiva entendia sua fé e suas práticas, como adorava e como liderava um movimento crescente. Assim, entendendo como a História do Corpo de Cristo pode ser descrita através das gerações posteriores, com seus êxitos e fracassos.
Amor e aceitação pela Igreja inteira e um desejo de ver a Igreja como uma.
As Igrejas de convergência olham para mais além dessas barreiras artificiais para alentar, apreciar e aprender mais acerca da singularidade que encontramos nas diferentes comunidades de fé. A oração de Jesus em João 17 é o chamado à Igreja para ser como um Corpo, não mediante a doutrinas ou dogmas, senão a estar embaixo da unidade da Pessoa de Jesus Cristo - há unidade em nossa diversidade. Este sentido de unidade não requer de nenhuma Igreja renegar sua expressão própria como Corpo de Cristo, mas ao mesmo tempo nos chama a apreciar e acolher a variedade e a beleza da Igreja mundial ao longo da história. As igrejas de convergência apreciam a chegada das várias correntes de outras Igrejas. A chamada das Igrejas do MC é: “ser uma, seguir adiante, juntas, para representar um povo unido em Cristo para alcançar um mundo ferido e doente”.
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Igreja Protestante com Altar Decorado para a Data Litúrgica do Pentecostes |
Um interesse de integrar estrutura com a espontaneidade no culto
A manutenção da espontaneidade carismática com a reintrodução das liturgias para trazer um equilíbrio necessário ao culto entre todos os elementos que as escrituras revelam como sendo necessários para adorar a Deus em Espírito e em verdade. Assim, ao mesmo tempo que se acha espaço para a ação espontânea do Espírito, se recupera os elementos litúrgicos e o culto passa a ser o serviço do corpo na adoração, no arrependimento, no escutar das Escrituras e na celebração da morte e ressurreição de Cristo. Com isso, os credos históricos da Igreja – o Credo dos Apóstolos, o Credo Niceno, etc., estão dando cada vez mais ao corpo de Cristo as raízes fundamentais da ortodoxia. Neste processo convergente, se pode ver O Livro de Oração Comum e outros recursos litúrgicos interagindo com o culto e a adoração espontânea nas Igrejas de convergência. A Mesa do Senhor se celebra com uma maior compreensão da santidade do acontecimento e as Igrejas seguem o ano cristão e o calendário eclesiástico mais consistentemente como um meio de levar o povo a uma viagem anual de fé. Todas essas expressões dão às comunidades locais uma conexão maior com a Igreja mundial e com a Igreja através da história.
Uma maior participação dos sinais e dos símbolos no culto através das cruzes, da arte cristã e das vestes clericais.
Neste movimento, o uso de sinais e símbolos serve como a representação maior da verdade. Desta forma, outros símbolos aparecem também como pontos de contato para unir duas realidades: o sinal e o símbolo exterior e a realidade interna e espiritual. As cruzes e as velas agora adornam procissões em algumas Igrejas e alguns pastores tornaram usuais as vestes clericais em vários serviços, cultos e celebrações da Igreja. Tudo isto serve como um sinal e enriquece a realidade espiritual de ser unido com Cristo, identificando as comunidades com a fala profética estendida a toda Igreja que diz: “Sejam um”.
Um compromisso contínuo até a salvação pessoal, o ensinamento bíblico e o trabalho e ministério do Espírito Santo.
o enriquecimento sacramental e litúrgico não são uma fuga do ensino bíblico, da ortodoxia bíblica ou do ministério dinâmico do Espírito Santo, muito menos estes últimos são irreconciliáveis com os primeiros. A obra de Deus é inclusiva e não exclusiva, levando adiante cada elemento que foi identificado. Dessa forma, temas como evangelismo, missões e a obra do ministério pelo poder do Espírito, permanecem intactos nesse caminho. O poder de Deus continua a ser liberado de forma maravilhosa na vida das pessoas, produzindo a conversão, a santidade, a liberdade e a mudança de vida.A herança bíblica, rica e essencial, da Igreja no poder e na primazia da Palavra tem sido mais completamente desenvolvida quando as Igrejas dão mais tempo no culto à leitura em conjunto da Bíblia. Isto cumpre a admoestação de Paulo a Timóteo “dedique-se a ler as escrituras, a pregar e a ensinar”. Ironicamente, em um domingo, geralmente, se lêem mais as Escrituras geralmente em um serviço litúrgico tradicional do que nas reuniões evangélicas ou carismáticas
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