quarta-feira, 20 de maio de 2015

Cinco Afirmações dos Remonstrantes





No post de hoje trazemos algumas elucidações sobre a crença soteriológica arminiana, um conjunto de afirmações proferidas por aqueles que ficaram conhecidos como Remonstrantes. Os Remonstrantes foram um grupo de protestantes que aderiam a causa de Armínio e sistematizaram sua perspectiva apresentando-a de maneira mais coerente com o intuito de tecer uma crítica ao calvinismo, principalmente aquele de vertente mais extremada, comum em 1600. Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre o movimento, segue alguns links: REMONSTRANTES E O SÍNODO DE DORTIGREJA REMONSTRANTEREMONSTRANTES E O PELAGIONISMO

Sobre a Graça de Deus e as Boas Obras dos Homens

 Afirmamos que a graça de Deus é o princípio, o progresso e a consumação de todo o bem, de modo que nem mesmo um homem regenerado não é capaz sem esta precedente, preveniente, excitante, prosseguinte e cooperante graça, pensar, querer, ou terminar qualquer bem, ou resistir a quaisquer tentações para o mal. Por isso, todas as boas obras e boas ações que qualquer um é capaz de conceber, são atribuídas à graça de Deus.

Sobre o Livre Arbítrio e a Salvação dos Homens

O homem não tem, por e de si mesmo, a fé salvífica e nem a tem pelos poderes do seu próprio livre-arbítrio porque no seu estado de pecado ele é incapaz de, e por si mesmo, pensar, querer ou fazer algo que seja bom, nada que seja salutarmente bom, a qual primeiramente é a fé salvífica. Mas é necessário que por Deus, em Cristo, através do seu Espírito Santo, ele seja regenerado e renovado em seu intelecto, afeições, vontade e em todas as suas forças, a fim de que ele seja capaz de corretamente entender, meditar, querer e consumar estas coisas que são salutarmente boas.

Sobre a Verdadeira  Fé em Deus

A verdadeira fé que tem valor diante de Deus é um poder vivo e salvador, que por meio da pregação da santa palavra é conferido por Deus ao coração, mudando-o, transformando-o e regenerando-o. Destrói toda maldade, vaidade, ambição pecaminosa e egoísmo, nos tornando como crianças para com a malícia, etc. Esta é a fé que as Escrituras nos ensinam, e não uma vã, morta e infrutífera ilusão, como o mundo imagina.

Sobre a Expiação e o seu caráter universal

O preço da redenção que Cristo ofereceu ao seu Pai é, em e de si mesma, não só suficiente para a redenção de toda a raça humana, mas ela também foi paga por todos os homens e por cada homem, segundo o decreto, a vontade, e a graça de Deus Pai; por isso ninguém está absolutamente excluído da participação nos frutos da morte de Cristo por um absoluto e antecedente decreto de Deus.

Sobre os Infantes e a Morte Prematura

Todos os filhos de crentes estão santificados em Cristo, de modo que nenhum deles que deixar esta vida antes do uso da razão perecerá. Assim, nenhum dos filhos de crentes que deixar esta vida em sua infância e antes de cometer qualquer pecado atual deve ser contado entre os réprobos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário