terça-feira, 8 de março de 2016

Sugestão de Liturgia: CULTO EUCARÍSTICO




Este é um exercício imaginativo, uma tentativa de mesclar através de um padrão litúrgico novo as liturgias  mais antigas com características litúrgicas mais novas, tudo aqui descrito tem como intencionalidade demonstrar um entendimento específico do que é trazido pelo movimento teológico de convergência, já falado anteriormente neste blog.

A Liturgia aqui encontrada é baseada em estrutura e forma naquelas apresentadas pela Igreja Metodista, Igreja Anglicana e Igreja do Nazareno, a tais denominações deve-se o reconhecimento devido. Ressalta-se também que tudo aqui descrito tem como perspectiva teológica a busca pela santidade, comunhão, cristocentricidade cúltica e adoração ao Deus Triuno.

Espero que a estrutura aqui descrita possa ao menos auxiliar sacerdotes a repensarem as liturgias de suas igrejas, mas se assim você leitor desejar utilizar as informações aqui descritas para organização de seus cultos fique a vontade.


CULTO EUCARÍSTICO
O culto eucarístico deve ser idealmente celebrado semanalmente ou mensalmente minimamente.

1- SAUDAÇÃO E CONVITE A ADORAÇÃO

Celebrante: A Paz e a Graça do Senhor estejam com Todos!
Povo: Amém!

Celebrante: Leiamos a Palavra do Senhor [a leitura pode ser feita em uníssono com a congregação ou de maneira responsiva] 

um dos seguintes textos pode ser usado: HABACUQUE 2.20/ SALMO 43.3/ ISAÍAS 57.15/ JOÃO 4.23/ JOEL 2.13/ SALMO 51.17/ SALMO 118.24/ APOCALIPSE 4.8/ APOCALIPSE 22.17/ ISAÍAS 6.3/ 2 CRÔNICAS 20. 18/ 2 CRÔNICAS 20.20/ SALMO 95.6/ SALMO 132.7/ SALMO 67.3/ SALMO 67.5/ SALMO 69.34/ SALMO 74.21/ SALMO 98.4/ SALMO 148.13/ SALMO 150.6/ ROMANOS 15.11/ 1 CRÔNICAS 16.34/ ESDRAS 3.11/ SALMO 34.8/ SALMO 54.6/ SALMO 106.1/ SALMO 107.1/SALMO 135.3/ SALMO 145.9/ JEREMIAS 33.11/ EZEQUIEL 9.4/ LAMENTAÇÕES 3.25/ SALMO 118.21/ LAMENTAÇÕES 3.26/ LUCAS 1.77/ LUCAS 1.69/ LUCAS 2.30/ LUCAS 3.6/ LUCAS 21.19/ ATOS 4.12/ ATOS 5.20/ ROMANOS 10.10/ 2 CORÍNTIOS 6.2/ APOCALIPSE 7.10/ APOCALIPSE 19.1/ APOCALIPSE 12.10/ ISAÍAS 12.2/ ISAÍAS 12.3

APÓS A LEITURA O CELEBRANTE FAZ UMA BREVE ORAÇÃO EXPONTÂNEA E DIZ POR FIM: Ao Deus Trino invocamos, a Trindade Santa Adoramos, Ao Pai, Ao Filho e ao Espírito louvemos!

2- MOMENTO DE LOUVOR E ADORAÇÃO

4 à 5 Hinos são cantados.

3- ORAÇÃO PELA SANTIDADE E PUREZA
APÓS OS HINOS O CELEBRANTE DEVE LER A SEGUINTE ORAÇÃO JUNTO COM A CONGREGAÇÃO.

Deus Onipotente, Onisciente e Onipresente, Tu que és Santo e que tudo sabe, vê, conheces e podes fazer, purifica os nossos corações e pensamentos, aquece nosso coração e faz-nos frutificar o fruto do teu Espírito Santo e o teu perfeito amor,para que te amemos e amemos ao próximo perfeitamente e dignamente engrandeçamos teu santo nome, por Jesus Cristo te rogamos, cientes da tua misericórdia, Amém!

4- CANTA-SE OU RECITA-SE O KYRIUS
Senhor tem piedade de Nós,
Cristo tem piedade de Nós,
Senhor tem piedade de Nós,
Cristo tem piedade de Nós,

5- CONFISSÃO E DECLARAÇÃO DO PERDÃO

Celebrante: neste espírito contrito, nos sentemos, abaixemos nossas cabeças por um minuto de silêncio e dirijamos mais uma vez nossa oração ao Deus Santo e misericordioso em confissão de nossas faltas e pecados, pois assim diz sua palavra um dos seguintes textos deve ser usado: 1 JOÃO 1.8/ 1 JOÃO 1.9/ 1 JOÃO 1.10/ ISAÍAS 43.25/ EFÉSIOS 1.7/ TIAGO 5. 16

Um minuto de silêncio deve ser feito e logo após o celebrante tomará a palavra e dirá

Celebrante: Pelo sangue do cordeiro de Deus,morto na cruz e ressuscitado ao terceiro dia nós estamos perdoados pelo Pai. Espírito Santo de Deus nos confirme no bem e nos conduza à vida Eterna Mediante Jesus Cristo no qual fomos justificados, Amém.

5- CELEBRAÇÃO E SAUDAÇÃO FRATERNA
Celebrante: Com alegria no coração gostaríamos de conhecer nossos visitantes. Como a igreja os recebe?

Todos: Sejam bem vindos em nome de Jesus, esta igreja ama vocês.
Celebrante: Saudemos uns aos outros, saindo dos nossos lugares, abraçando os irmãos em celebração da graça de Deus e da vida daqueles que nos visitam.

UMA MÚSICA DEVE SER TOCADA.

6- PAI NOSSO E CREDO APOSTÓLICO

APÓS A SAUDAÇÃO FRATERNAL O CELEBRANTE DIRÁ:

Celebrante: Nos Demos as mãos uns aos outros e juntos em uma só voz oremos a oração que o Senhor Jesus nos ensinou

O PAI NOSSO DEVE SER RECITADO OU CANTADO

Celebrante: Ainda unidos declaremos a nossa fé que é una, apostólica e universal.

O CREDO APOSTÓLICO DEVE SER RECITADO OU CANTADO


7- MINISTRAÇÃO DA PALAVRA, APELO E/OU INTERCESSÃO

O CELEBRANTE DEVE LER O TEXTO BASE DA MEDITAÇÃO E NO FIM DIZER “ PALAVRA DO SENHOR,DAMO-TE GRAÇAS DEUS” A MENSAGEM SEGUE-SE LOGO IMEDIATAMENTE. ELA DEVE SER CONSISA, SIMPLES E COERENTE COM O TEXTO LIDO

AO SEU TÉRMINO, O CELEBRANTE PODE FAZER UM APELO OU MINISTRAR UMA ORAÇÃO EXPONTÂNEA DE INTERCESSÃO PARA A COMUNIDADE,DESPEDINDO-A PARA SEUS LUGARES LOGO DEPOIS.

8- OFERTÓRIO

Celebrante: Chega a hora de apresentarmos nossas ofertas e dízimos para o sustento da congregação e das suas obras as quais são de nossa responsabilidade. Contribuamos com amor lembrando da oferta infinita que Deus nos deu no sacrifício de seu unigênito, tendo também a certeza que Deus ama ao que dá com alegria.

UMA MÚSICA DEVE SER TOCADA.LOGO APÓS DEVEM SER DITAS OU CANTADAS AS PALAVRAS DO OFERTÓRIO
“tudo vem de Ti Senhor, E do que é teu nós to damos. Amém”

9- EUCARÍSTIA

O CELEBRANTE DEVE DESCOBRIR OS ELEMENTOS DA CEIA E ENTÃO DIZER

Celebrante: Este é o momento mais importante do culto, a mesa do Senhor está posta e todo aquele que está em plena comunhão com Cristo e sua igreja estão aptos e convidados.

ENTÃO TODOS PODEM DIZER

O Senhor está conosco, Ele está no meio de Nós,levantamos para Ele nossos corações e damos graças pelo seu sacrifício.

O CELEBRANTE ENTÃO FARÁ A ORAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO

Celebrante: Deus Todo Poderoso, nosso Pai Celestial, que por Tua terna misericórdia nos deste o Teu único Filho, Jesus Cristo, para sofrer a morte na Cruz para a nossa redenção: ouve-nos, rogamos humildemente, permite que, enquanto recebemos estes elementos de pão e vinho, de acordo com a santa instituição do Teu Filho, nosso Salvador Jesus Cristo, em memória da Sua paixão e morte, sejamos feitos participantes dos benefícios do Seu sacrifício expiatório.

Pois, Recordamos que o Senhor, na noite em que foi traído, tomou o pão e, tendo dado graças, o partiu e deu aos Seus discípulos, dizendo: “Tomai, comei; isto é o meu corpo, que é partido por vós; fazei isto em memória de mim”. “De modo semelhante, depois de haver ceado, tomou também o cálice, tendo dado graças, deu-o aos Seus discípulos dizendo: “Bebei dele todos, pois isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que é derramado por vós e por muitos, para a remissão de pecados; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim”.

Assim, Permita-nos chegar diante de Ti em verdadeira humildade e fé, enquanto participamos deste santo sacramento. Mediante Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

Grande e Inefável é o mistério da Fé

Todos: Cristo morreu, Cristo Ressuscitou, Cristo Breve Voltará!

O CELEBRANTE JUNTO COM SEUS ASSISTENTES PODEM CEIAR, E POSTERIORMENTE COM O AUXÍLIO DOS ASSISTENTES ADMINISTRARÁ A COMUNHÃO EUCARÍSTICA.

ANTES OU APÓS A DISTRIBUIÇÃO DO PÃO PARA CONGREGAÇÃO O CELEBRANTE DIRÁ [durante a distribuição, uma música pode ser tocada]

Celebrante: O corpo de nosso Senhor Jesus Cristo, que foi partido por vós, vos conserve santos em perfeito amor e inculpáveis para a vida eterna. Tomai e comei, lembrando que Cristo morreu por vós.

ANTES OU APÓS A DISTRIBUIÇÃO DO VINHO PARA CONGREGAÇÃO O CELEBRANTE DIRÁ [durante a distribuição, uma música pode ser tocada]

Celebrante:O sangue de nosso Senhor Jesus Cristo, que foi derramado por vós, vos conserve santos em perfeito amor e inculpáveis, para a vida eterna. Bebei, lembrando que o sangue de Cristo foi derramado por vós, e sede agradecidos.

APÓS A COMUNHÃO CELEBRANTE E CONGREGAÇÃO RECITARÃO A SEGUINTE ORAÇÃO

Celebrante e Comunhão:Eterno Deus, nós te agradecemos pelo pão e pelo vinho, carne e sangue do nosso Senhor Jesus Cristo, o santo mistério da Fé. Na tua bondade e graça nós confiamos e pedimos, Pai Celeste, que nos assistas para que sejamos santos e possamos praticar as boas obras que de antemão preparastes para que andássemos nelas na proclamação do teu reino de esperança. Em Cristo oramos, amém!

10- AVISOS, ORAÇÃO FINAL, BENÇÃO E PALAVRA DE ENVIO

ASSIM QUE TODA A CELEBRAÇÃO ACABAR, OS AVISOS PODEM SER DADOS, LOGO DEPOIS UMA ORAÇÃO EXPONTÂNEA PODE SER FEITA PELO CELEBRANTE, DEPOIS ELE FALARÁ UMA DAS SEGUINTES BENÇÃOS E A PALAVRA DE ENVIO.

Celebrante:

BENÇÃOS
A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês. Amém. – 2 Co 13.14

Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo. Amém. – Rm 15.13

A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo com amor incorruptível. Senhor, ajuda-nos a participar da tua santidade. Amém

Bênção celta
Que nada perturbe você e nada o aflija. Todas as coisas têm passado, mas Deus nunca muda. A paciência nos fortalece e supera todas as adversidades. Quem é de Deus, nada mais deseja, pois Deus é suficiente. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, é agora e será para sempre. Amém.

O Senhor vos abençoe e vos guarde, o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre vós e vos proteja, o Senhor vos olhe com misericórdia e vos dê a paz

PALAVRA DE ENVIO

Celebrante: Ide na paz de Cristo, Sede corajosos e fortes no testemunho do Evangelho entre todos. Servi ao Senhor com alegria, no poder do Espírito Santo, aleluia!

curta nossa página REFLETINDO A GRAÇA

Nenhum comentário:

Postar um comentário