sexta-feira, 7 de março de 2014

O Delírio da Fé



Os tempos de descrença mística se instauraram em nossa geração. O desencantamento do mundo nunca foi tão encantado, nunca se ouviu tanto em espiritualidade como nos dias de hoje. O místico e o mágico são uma realidade. Mas, aos mesmo tempo, a espiritualidade não anda em conjugação com seu verdadeiro significado, a espiritualidade é antropocêntrica e delirante. A fé que constitui a religio do mundo é louca, pois não se traduz como um uma (RE)ligação entre o sobrenatural e o natural de maneira vertical, mas está semelhante aos contratos de negócios. Vive-se o delírio da fé ao gosto do freguês.

E a igreja? Segue o mesmo caminho. Esquece-se de princípios básicos para sua coerência interna. A racionalidade está sendo deixada de lado, em contrapartida o misticismo e a mágica estão tomando os púlpitos e os transformando em mesas de encantamentos. A interpretação bíblica coerente é deixada de lado em prol da emotividade adubada pelas passagens fora de contexto. Deus é rebaixado de soberano ao papel de palhaço de entretenimento ou gênio capaz de realizar mil e um desejos. A fé da igreja delira em desatinos que constituem-se na falta de entendimento.

Enquanto isso, a Bíblia nos exorta a nos mantermos fora dos caminhos delirantes, o pensar e o raciocinar fazem parte do culto cristão e é a partir deles que o sobrenatural deve vir a ocorrer. Deus adverte: uma experiência religiosa sem inteligência não se constitui como uma adoração legítima, mas como ruína ao espírito.

Sendo assim, que possamos seguir estes conselhos bíblicos contra o delírio da fé.

  • Contra as falsas emoções Um culto racional, que é o sacrifício vivo, santo e agradável do nosso corpo (ROMANOS 12:1)
  • Contra a ignorância o crescimento em conhecimentos e sábios conselhos (PROVÉRBIOS 1:5)
  • Contra os que desprezam a Deus a sabedoria de falar sobre a verdade e a oportunidade de alegrar o Senhor com isso (PROVÉRBIOS 27:11)
  • Contra os caminhos que levam ao inferno a sabedoria que leva para cima (PROVÉRBIOS 15:24)
  • Contra a apatia social a demostração por bons procedimentos das obras feitas em mansidão de sabedoria (TIAGO 3:13)

Nenhum comentário:

Postar um comentário