sábado, 6 de agosto de 2016

Restaurando a Espiritualidade



A vida é feita de altos e baixos. Ela é como uma montanha russa cheia de loopings que nem sempre são divertidos. Na existência humana, os testes a fé são inevitáveis  e com isso se faz fundamental que a nossa espiritualidade esteja em forma. É preciso seguir o conselho de Paulo aos coríntios "Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes." 1 Coríntios 16:13"  e também suas palavras ao Romanos "Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor" Romanos 12:11

A boa espiritualidade é aquela que está ligada a uma fé que nos torna corajosos e fortes. Seu horizonte é o cuidado pastoral, embebecido no fervor do Espírito através do serviço do Senhor. Agora, é possível que nossa natureza pecaminosa venha a nos fazer exercer a espiritualidade de maneira incorreta mesmo quando já somos cristãos? Claro que sim. Espiritualidade pode adoecer e se tornar hipocrisia. O adoecimento ocorre quando força vira opressão, coragem torna-se prepotência, cuidado pastoral transforma-se em vigilância, relação com Espírito Santo é substituída por relação egoica e serviço ao Senhor é desfigurado em uma busca por méritos. 

A raiz da espiritualidade doente é a falta de amor, quando não há amor de nada adianta o que fazemos, pois é o amor que deve ser o fundamento de tudo, " Façam tudo com amor.", nos diz Paulo em 1 Coríntios 16:14. Na doença da espiritualidade, podemos nos encontrar como a Igreja de Éfeso, Deus pode nos olhar e falar "Conheço as suas obras, o seu trabalho árduo e a sua perseverança. Sei que você não pode tolerar homens maus, que pôs à prova os que dizem ser apóstolos mas não são, e descobriu que eles eram impostores. Você tem perseverado e suportado sofrimentos por causa do meu nome e não tem desfalecido. Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor." Apocalipse 2. 2-4 Podemos estar aparentemente bem, mas a apatia que se esconde atrás da falsa piedade é o sinal de que perdemos o fervor e o que fazemos, assim fazemos só como um pálido esboço do que fora relacionamento com Deus, revelando-se agora mais como uma verdadeira massagem em nosso ego. Todavia, não é preciso desespero se constatamos que essa é a nossa condição, pois existe recuperação. 

A recuperação da espiritualidade passa primeiro pelo arrependimento sincero, conforme nos ensina Davi no Salmo 51. 4- 11 "Pequei contra ti, contra ti somente, e pratiquei o mal que tanto reprovas. Portanto, justa é a tua sentença, e incontestável, ao julgar-me condenado. Reconheço que sou pecador desde o meu nascimento. Sim, desde que me concebeu minha mãe.Sei que tu queres estabelecer a verdade no meu interior; e no meu coração ministras a tua sabedoria. Portanto, purifica-me com hissopo e ficarei limpo; lava-me, e mais branco do que a neve serei. Faze-me voltar a ouvir júbilo e alegria, e os ossos que esmagaste exultarão. Esconde o rosto do meu pecado e apaga todas as minhas iniquidades.Ó Deus meu! Cria em mim um coração puro, e renova dentro de mim um espírito inabalável. Não me afastes da tua presença, nem tires de mim teu Santo Espírito!" Depois, nos é pedido apenas que confiemos na obra de Deus:  "Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar todos os pecados e nos purificar de qualquer injustiça."  1 João 1.9 , assim, Sem duvidar, mantenhamos inabalável a confissão da nossa esperança, porquanto quem fez a Promessa é fiel;Hebreus 10.23

Se procedermos tal como indica a Palavra de Deus, encontraremos a joia que perdemos: intimidade com Deus e por consequência o seu amor, pois Deus é amor, conforme está escrito em 1 João 4.8. O primeiro e verdadeiro amor que por vezes, de forma semelhante a Igreja de Éfeso, nós esquecemos. Façamos então como nos diz o conselho do sábio: "Ouvi a instrução, e sede sábios, não a rejeiteis." Provérbios 8:33 ". Sigamos com Cristo, pois... "estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem se desanimem." Hebreus 12:1-3

Acompanhe-nos:https://www.facebook.com/refletindoagracaoficial/


Nenhum comentário:

Postar um comentário