sábado, 29 de março de 2014

A AUTORIDADE DAS ESCRITURAS (SOLA SCRIPTURA)





A causa fundamental da confusão dentro da igreja cristã hoje é a falta de uma autoridade válida. Tem havido tentativas de suprir essa autoridade por meio dos pronunciamentos de conselhos eclesiásticos, encontros existenciais com um intangível "palavra" de Deus e outros meios. Contudo, nenhuma dessas abordagens pode dizer que foi bem sucedida. O que há de errado? Qual é a fonte da autoridade cristã? 


A resposta protestante clássica é a Palavra de Deus e revelada, a Bíblia. Ela tem autoridade porque não é a palavra de meras pessoas, embora pessoas tenham sido o canal pelo qual ela chegou até nós, mas é o resultado direto do "sopro" de Deus. É produto dele.

Contudo há outro nível sob o qual a questão da autoridade pode ser levantada. Este se relaciona à maneira pela qual nos tornamos convencidos da autoridade da Bíblia. O que há na Bíblia ou no seu estudo que poderia convencer-nos de que ela é de fato a Palavra de Deus?

O aspecto humano concernente à autoridade nos leva um pouco  mais adiante no que queremos dizer quando afirmamos que a Bíblia é a Palavra de Deus, pois o significado pleno dessa afirmação é não somente que Deus falou aos profetas e aos apóstolos para que a Bíblia fosse constituída, mas que Ele continua a falar com as pessoas por meio dela. 

Em outras palavras, à medida que pessoas estudam a Bíblia, Deus fala com elas em seus estudos e as transforma pelas verdades que são encontradas nas Escrituras.Há um encontro do cristão individualmente com Deus. Foi o que Lutero quis dizer quando declarou na Assembléia de Worms:"Minha consciência foi aprisionada pela Palavra de Deus". Foi também o que  Calvino quis dizer quando declarou que "a Escritura é autenticada por si mesma".

Nada, a não ser a experiência pessoal com o Senhor, jamais poderá convencer alguém de maneira conclusiva de que as palavras da Bíblia são as palavras autênticas e de autoridade de Deus. Como disse Calvino: "Portanto é necessário que o mesmo Espírito que falou pela bocas dos profetas penetre em nosso coração, para que nos persuada de que eles proclamaram fielmente o que lhes fora divinamente ordenado."

A Bíblia é algo mais do que um conjunto de verdades reveladas, uma coleção de livros verbalmente inspirada por Deus. É a viva voz de Deus. O Deus vivo fala por meio das páginas dela. Portanto, a Bíblia não é para ser considerada como um objeto sagrado a ser colocado numa instante e negligenciado, mas como terra santa onde o coração e a mente das pessoas podem entrar em contato vital com o Deus vivo e gracioso.

De uma perspectiva mais apropriada das Escrituras para uma compreensão válida da revelação deve haver uma constante inter-relação entre os seguintes fatores: uma Palavra infalível e de autoridade, a atividade do Espírito Santo em interpretar e aplicar essa Palavra e um coração humano receptivo. Nenhum conhecimento verdadeiro de Deus acontece sem esses elementos.



Fonte: FUNDAMENTOS DA FÉ CRISTÃ(James Montgomery Boice)

Nenhum comentário:

Postar um comentário