quarta-feira, 26 de março de 2014

As Quatro Virtudes Cardeais.



 Oi galera, eu me chamo Leonardo Henrique, sou o novo colunista desse blog maravilhoso que tem.edificado suas vidas.

 Vamos nessa.

 A palavra " Cardeal " não tem nenhuma relação com os " Cardeais " da Igreja Católica. É derivada da palavra latina  que significa “ gonzo da porta". São chamadas virtudes cardeais pelo fato de serem fundamentais tanto para o cristão, quanto para o não cristão.

Essas virtudes são a: Prudência, Temperança, Justiça e Fortaleza.

PRUDÊNCIA

A prudência significa a sabedoria prática, parar para pensar nos nossos atos e em suas consequências . Nos dias de hoje, a maiorias das pessoas não considera mais a prudência uma virtude. Inclusive, como Cristo disse que só entraria em seu Reino os que fossem como crianças, muitos cristãos pensam que podem ser tolos, desde que sejam "bonzinhos". É um erro. Em primeiro lugar, muitas crianças demonstram bastante prudência quando fazem coisas que são do seu interesse, e conseguem pensar a respeito dessas coisas com bastante sensatez. Em segundo lugar, como esclarece Paulo, Cristo nunca quis que fôssemos como criança na inteligência – muito pelo contrário. Ele nos exortou a não ser só "simples como as pombas" mas também "prudentes como as serpentes". Quer de nós um coração de criança, mas uma cabeça de adulto. Quer tornar cada um simples, centrado, afetuoso e dócil no aprendizado, como boas crianças são; mas também quer que cada fração da inteligência que possuímos esteja alerta e afiada para a batalha. 

TEMPERANÇA

Essa palavra perdeu o significado, hoje em dia ela está relacionada à abstinência total de bebidas  alcoólicas. Na época em que a segunda virtude cardeal recebeu esse nome, ela não significava nada disso. A temperança não se referia apenas à bebida, mas aos prazeres em geral; e não aplicava a abstinência, mas a moderação e a não passar dos limites. É um erro considerar que os cristãos devem ser todos abstêmios; o islamismo, e não o cristianismo, é a religião da abstinência.

JUSTIÇA

A justiça pressupõe muito mais do que os afazeres de um tribunal. É apenas o antigo nome do que hoje chamamos de ‘’ imparcialidade ‘’ que inclui a honestidade, a reciprocidade, a veracidade, o cumprimento da palavra e todas as coisas desse tipo.

FORTALEZA

A fortaleza por fim, abarca dois tipos de coragem – a que nos leva a enfrentar o perigo e a que nos leva a suportar a dor.


Na próxima quarta abordarei as " Virtudes Teológicas ".

Que a graça e a paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo esteja com todos.


Bibliografia: Cristianismo Puro e Simples - C. S  Lewis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário